Acesso ao banco de empregos

Produtividade sem desperdício

Palestras - 25/10/2018 - 13:02

“Vivemos em um momento de transformação e temos que nos reinventar. A Mentalidade Lean é um elemento fundamental para mudanças, tira a bandeira do título e evidencia a bandeira do time.” Com esta afirmação, Alexandre Maltez, Professor e Consultor Técnico em produção gráfica da Escola SENAI Theobaldo De Nigris, começou sua palestra sobre Manufatura Enxuta, no dia 11 de setembro, na Sede da ABIGRAF.

Uma palestra muito bem avaliada pelos 26 participantes, que tiveram a oportunidade de conhecer os principais conceitos e ferramentas para aplicação da Manufatura Enxuta, Sistema Lean, nas empresas.

Alexandre enfatizou que a metodologia Lean incentiva os funcionários a se envolverem em tudo como sócios e não simplesmente como funcionários. “Não adianta reproduzir processos, é necessário mudar a mentalidade”, comentou ele.

Durante a palestra, os participantes fizeram perguntas para esclarecer dúvidas com relação ao processo Lean, que fortalece funcionários, elimina perdas, dá oportunidade de propostas de melhoria com base na vivência e valorização de seus potenciais.

O ponto alto da palestra foi a abordagem dinâmica de Alexandre com os oito desperdícios do Lean Manufacturing. Os participantes conseguiram identificar claramente os principais erros cometidos em suas empresas e de uma forma interativa, a metodologia proporcionou a todos um momento de reflexão sobre a necessidade de mudança.

Alexandre terminou sua apresentação com uma frase do Professor Flavio Botana:
“Pensamento enxuto é uma forma de especificar valor, alinhar na melhor sequência as ações que criam valor, realizar estas atividades sem interrupção, toda vez que alguém as solicita e realizá-las de forma cada vez mais eficaz.”

Ao final do evento, os participantes elogiaram a iniciativa da ABIGRAF e SINDIGRAF e afirmaram que a palestra superou todas suas expectativas.

Fonte: Abigraf-SP

Fonte:
Tags:
<< Ver outras notícias