Portal da Indústria Gráfica Paulista. Juntos somos mais fortes!

29 de setembro de 2022

BNDES cria Fundo Garantidor para Micro, Pequena e Média

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou no dia 31 de agosto, o Fundo de Garantia de Créditos para Eficiência Energética (FGEnergia). O intuito é incentivar a implementação de projetos de eficiência energética, promovendo a redução das emissões de gases de efeito estufa e colaborando com o aumento da produtividade das micro, pequenas e médias empresas brasileiras.

O Fundo prevê investir mais de R$300 milhões para fomentar projetos como modernização dos sistemas de iluminação, troca de equipamentos obsoletos de climatização e substituição de motores antigos por outros de menor consumo. Já estão habilitadas a conceder financiamentos lastreados pelo FGEnergia seis instituições financeiras: Banco Abc Brasil S.A., Banco Btg Pactual S.A, Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A., Banco Safra S.A., Banco Votorantim S.A. e Cooperativa Central de Crédito Rural com Interação Solidária. Para acesso ao uso da garantia do programa, as micro, pequenas e médias empresas deverão responder o questionário digital Avaliação de Eficiência Energética. Após o preenchimento das perguntas, se o projeto for considerado elegível, será assinado pelo responsável técnico qualificado (engenheiro, técnico em eletrotécnica ou profissional certificado) e pelo representante da empresa tomadora do crédito, atestando a veracidade das informações prestadas.

Caso a empresa tenha interesse em contratar uma linha com uso do FGEnergia:

  • Contate os agentes financeiros habilitados;
  • Consulte se o programa já está operacional na instituição;
  • Solicite e avalie as condições das linhas com uso do FGEnergia;
  • Prepare a documentação necessária para contratação da operação;

Mais informações sobre o FGEnergia poderão ser obtidas aqui.

Veja também

Papirus completa 70 anos com vendas em alta e projeção de expansão

A Papirus, uma das maiores fabricantes de papelcartão do País, chega aos 70 anos de atividade com muitos motivos para comemorar.

Leia +

Confira a nova edição do Boletim Econômico

Já  está disponível para leitura e consulta  a mais recente edição do Boletim Econômico, referente a Produção na Indústria Gráfica Brasileira.

Leia +

SINDIGRAF-SP - Negociações Coletivas de Trabalho 2022 - Fechamento

O Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo – SINDIGRAF-SP e os representantes dos trabalhadores gráficos acordaram os termos da Convenção Coletiva de Trabalho 2022 / 2023, para o período de 1º de Setembro de 2022 a 31 de Agosto de 2023.

Leia +