Portal da Indústria Gráfica Paulista. Juntos somos mais fortes!

29 de setembro de 2022

Confira a nova edição do Boletim Econômico

Já  está disponível para leitura e consulta  a mais recente edição do Boletim Econômico, referente a Produção na Indústria Gráfica Brasileira. A nova publicação traz um balanço completo do terceiro trimestre de 2022, abordando o desempenho geral do setor, abertura de novos estabelecimentos, novas vagas de emprego e crescimento do setor.

No segundo trimestre de 2022 a produção física da Indústria Gráfica registrou recuperação de 3,6%, quando comparada ao primeiro trimestre. Para o 2º semestre de 2022, a expectativa é de aceleração do ritmo de recuperação tanto da produção como do faturamento da indústria de transformação no Brasil, em função do cenário interno mais estável com a redução da carga tributária e custos dos combustíveis e energia elétrica, além da significativa queda nos níveis da pandemia de covid-19 e a consequente retomada do ritmo de normalidade dos mercados consumidores.

No pico da pandemia de covid-19 verificado no 2º Trimestre de 2020, ocorreu o fechamento de 13.552 postos de trabalho diretos na indústria gráfica. Após este período crítico o movimento de recontratação iniciou-se, porém, mesmo assim ainda não foi possível retornar ao período pré pandêmico. De qualquer forma, ainda empregamos cerca de 155 mil trabalhadores.

Para poder ter acesso a todas essas informações de maneira detalhada e exclusiva é necessário ser associado a Abigraf. Esses dados são fundamentais para entender melhor o setor, aprimorar a gestão e planejar os próximos passos do seu negócio. O conteúdo está disponível na área restrita aos associados no site.

Veja também

Papirus completa 70 anos com vendas em alta e projeção de expansão

A Papirus, uma das maiores fabricantes de papelcartão do País, chega aos 70 anos de atividade com muitos motivos para comemorar.

Leia +

BNDES cria Fundo Garantidor para Micro, Pequena e Média

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou no dia 31 de agosto, o Fundo de Garantia de Créditos para Eficiência Energética (FGEnergia).

Leia +

SINDIGRAF-SP - Negociações Coletivas de Trabalho 2022 - Fechamento

O Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo – SINDIGRAF-SP e os representantes dos trabalhadores gráficos acordaram os termos da Convenção Coletiva de Trabalho 2022 / 2023, para o período de 1º de Setembro de 2022 a 31 de Agosto de 2023.

Leia +