Portal da Indústria Gráfica Paulista. Juntos somos mais fortes!

05 de setembro de 2022

Vendas online crescem 28% no Brasil, e possuem expectativa de dobrar, chegando até R$465 bilhões.

Notícia de crescimento, pode impactar positivamente a produção física da indústria gráfica. Com um crescimento médio nas vendas online de 20% ao ano, Brasil lidera o ranking mundial. Os números de vendas online no Brasil, não param de surpreender positivamente.

Em 2020, as vendas online cresceram 34,76% no Brasil.  Em 2021, o crescimento ainda foi forte, em 28,45%. A expectativa é que em 2022 e nos próximos anos, o crescimento fique em 20% ao ano, e que em 2025 o volume de vendas já chegue em até impressionantes R$465 bilhões de reais.

É o que revela um estudo divulgado pela plataforma de descontos CupomValido.com.br, com dados da Statista sobre as vendas no e-commerce no Brasil.

A taxa de crescimento anual de 20%, é a maior dentre todos os países, e quase duas vezes maior que a média mundial (11,3%).

O crescimento de compras online no Brasil é alto, pois o índice de penetração (porcentagem das pessoas que realizam compras online cotidianamente) ainda é baixo. No Brasil, apenas 49% das pessoas realizaram uma compra online nos últimos 12 meses. Apenas como comparação, no Reino Unido (país líder nesse fator), o índice de penetração é de 84%.

Com relação aos compradores online, em 2021 o número era de 114 milhões. Em 2022 a projeção é de 123 milhões. E em 2025, o número é de 138 milhões – um crescimento de mais de 12%.

Preferência entre os brasileiros

Os vestuários são os produtos mais comprados online pelos brasileiros. Em segundo lugar ficam os eletrônicos, como TVs, smartphones e notebooks. Os calçados ficam na terceira posição. Em seguida, entre os mais vendidos, ficam os acessórios, produtos de farmácia e comida.

A maneira preferida dos brasileiros realizarem as compras online, é via Smartphone, seguido pelo Notebook e Computador (PC). O Tablet e Smart TV, ficam em quarta e quinta posição, respectivamente.

Segundo a pesquisa, os 3 principais fatores que os brasileiros consideram como vantagens de comprar online, são: a entrega diretamente na residência, promoções com preços menores que as lojas físicas, e a grande variedade de produtos ofertados.

Em contrapartida, os 3 principais fatores negativos, são: a dificuldade em realizar troca, a demora no tempo de envio e não ter a possibilidade de contato prévio com o produto.

 

Fonte: Statista, CupomValido.com.br

Veja também

ABIGRAF Nacional empossa nova diretoria para triênio 2023/2026

Associação Brasileira da Indústria Gráfica terá à frente o empresário sul-matogrossense Julião Flaves Gaúna

Leia +

ABITEC anuncia curso de artefinalização de arquivos para impressão offset

A ABITEC (Divisão de Inovação e Tecnologia Gráfica da ABIGRAF Nacional) anunciou seu novo curso para os dias 04, 05 e 06 de julho de 2023.

Leia +

Artigo João Scortecci: O Gráfico e Editor Paula Brito e a sociedade petalógica

O jornalista, escritor, editor e tipógrafo Paula Brito (Francisco de Paula Brito, 1809 –1861), nasceu em uma família humilde, na Rua do Piolho, hoje Rua da Carioca, na cidade do Rio de Janeiro. Foi ajudante de farmácia, aprendiz de tipógrafo na “Tipografia Imperial e Nacional”, funcionário do “Jornal do Commercio”, do editor Pierre Seignot-Plancher, como diretor das prensas, redator, tradutor e contista.

Leia +