Portal da Indústria Gráfica Paulista. Juntos somos mais fortes!

19 de setembro de 2022

Você conhece mesmo a Lei Cortez?

Bate-papo e tira dúvidas sobre a Lei José Xavier Cortez

Hoje dia 21.09, logo mais ás 10h e com apoio da ABIGRAF-SP, a Câmara Brasileira do Livro promove um bate-papo sobre a Lei Cortez – PL 49/2015. Com mediação de Leonardo Neto, o encontro terá grandes representantes da cadeia do livro, João Scortecci, presidente da Abigraf-SP, Alexandre Martins Fontes, diretor da Câmara Brasileira do Livro e Associação Nacional de Livrarias e Roberta Machado, diretora do Sindicato Nacional dos Editores de Livros. O objetivo do bate-papo será para esclarecer o Projeto de Lei 49/2015, batizado de Lei Cortez, em homenagem ao editor José Xavier Cortez, falecido em 2021 e defensor da lei.  Em tramitação no Congresso, o PL propõe que todo livro receberá da editora precificação única por prazo de um ano, a partir de seu lançamento ou importação.

O propósito da lei é assegurar que livrarias de todos os portes tenham as mesmas condições de logística e comercialização, garantindo que as pequenas empresas viabilizem seu produto e sobrevivam em relação às grandes. Além de garantir a sobrevivência das livrarias e editoras independentes, o projeto também tem, entre seus objetivos, evitar a concentração do mercado livreiro nas grandes cidades; diminuir o preço do livro; fomentar a leitura no país e aumentar a existência das livrarias de bairro, assegurando ao público uma maior disponibilidade de livros e títulos – a chamada bibliodiversidade, respeitando a sociedade plural que somos.

O bate-papo acontece pela plataforma Zoom às 10h no dia 21/9. Participe!

Veja também

Concurso de Cartazes - Vinicius Viotto Coube

A ABIGRAF Seccional Bauru valorizando os futuros profissionais do setor, promove mais uma vez o seu tradicional concurso de cartazes, que busca a excelência na produção de peças gráficas e estimula a utilização dos mais avançados recursos tecnológicos disponíveis, além de divulgar e valorizar entre o público alvo, os estudantes e as instituições de ensino que mais se destacaram na produção dos cartazes concorrentes, a oportunidade cria uma sinergia com o mercado todo, e que pode buscar nesses estudantes a base para futuras contratações, seja nas gráficas convencionais e digitais, agências de propaganda, bureaus de pré-impressão, jornais e revistas.

Leia +

Fique atento! Inscrições para o Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini - Categoria Fornecedores do Ano vão até 30 de setembro

Aproveite a oportunidade e se inscreva. Serão ganhadores do Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini Fornecedores do Ano os inscritos nas 17 categorias que obtiverem a maior pontuação em votação...

Leia +

ABITEC promove mais um curso em outubro - Gestão Positiva de Pessoas gerando Resultado

Anote em sua agenda, em outubro tem novo curso da ABITEC, Gestão Positiva de Pessoas Gerando Resultado, de 4 a 6 de outubro às 19h, com Cristina Simões.

Leia +